A terceira idade requer bons hábitos alimentares
O corpo passa por mudanças nessa fase da vida; por isso, a importância de uma alimentação adequada para o bom funcionamento do organismo
A terceira idade inicia aos 60 anos – é também nesta fase da vida que começa o envelhecendo do corpo. Com isso, o organismo sofre mudanças, principalmente, no metabolismo, – o que requerem cuidados especiais com a alimentação dos idosos.
“Os idosos perdem o apetite pelas transformações próprias do envelhecimento, como por exemplo, a redução do paladar, olfato e o tato, – diminuindo o interesse pelo alimento. Além de problemas na dentição, deglutição, má digestão. E, com todas estas alterações, perde-se o prazer em alimentar-se e muitos alimentos são evitados”, explica a nutricionista da Morada La Vie, Marines Cristine Silveira.
Para driblar a resistência dos idosos a família ou os cuidadores das casas de repouso podem estimular a alimentação saudável, buscando ajudá-los a superar as dificuldades. “Nessa nova etapa da vida ocorre uma redução dos receptores específicos para as percepções gustativas, ou seja, um decréscimo na detecção e identificação de sabores, principalmente o sabor salgado e amargo”, enfatiza a nutricionista.
Cardápio variado, colorido e saboroso
Para estimular o apetite dos idosos é necessário investir em um cardápio com alimentos coloridos, preparar pratos saborosos e de fácil consumo. “Priorizando sempre os alimentos fontes de ferro como carne vermelha, feijão, folhas verdes. E, os alimentos ricos em fonte de vitamina C para melhorar a absorção de ferro, como por exemplo, a laranja, limão, acerola, goiaba e tomate”, exemplifica a nutricionista.
As fontes de cálcio, como a sardinha, gergelim, semente de melão, leite e derivados, assim como os alimentos fontes de vitamina A – incluindo os vegetais e frutas alaranjadas também contribuem para o bem estar e saúde dos idosos.
Alimentação saudável
Para o Médico Clinico Geral, Cardiologista e fundador da Morada La Vie, Dr Valdir Lippi Jr em qualquer momento da vida é essencial cultivar bons hábitos alimentares. “Consumir alimentos saudáveis auxilia a prolongar a longevidade e também previne o surgimento de doenças”, afirma Dr. Lippi Jr.
A alimentação saudável e equilibrada contribui para o bem estar e a saúde dos idosos. Além de respeitar a quantidade das porções e os alimentos mais indicados. “Podemos classificar a refeição mais indicada como aquela que proporciona uma alimentação variada, rica em frutas, verduras, legumes, grãos”, ressalta Marines. Lembrando que os idosos devem consumir quatro a seis refeições ao dia.
Já os menos indicados, considerados vilões são os alimentos industrializados, ricos em gorduras, corantes, conservantes, açúcares e sódio, pois diminuem absorção de nutrientes, além de dificultar o bom funcionamento do metabolismo.
“Lembrando que o ideal é que o idoso coma sempre em posição sentada ou como tronco mais inclinado na posição vertical. Os líquidos devem ser ofertados em pequenos volumes e gole a gole, com bastante cuidado”, destaca Fisioterapeuta Marcia C. Skora e fundadora da Morada La Vie.
Alguns alimentos podem causar engasgos ou tosse durante a alimentação e devem ser evitados. “Alguns alimentos como farinhas, torradas, bolachas podem promover engasgos. Por isso, merecem atenção no momento que são ingeridos. Além de evitar se alimentar em frente à televisão para que o idoso não se distraia”, destaca a nutricionista da Morada La Vie.